E-commerce nunca foi sorte,
sempre será planejamento

Além da preocupação e dedicação extra com os números de sua empresa, procure soluções que os resguardem e garantam um fluxo de caixa saudável, aliás a saúde em 2021 é ponto de partida para maioria dos setores e da economia. Vamos a algumas sugestões:

Crie um fundo de reserva

Os negócios com as melhores perspectivas até 2020 estavam financeiramente preparados para uma crise. Eles não sabiam o que seria aquela crise ou quando ela chegaria, mas eles sabiam que é melhor estar pronto para algo que nunca acontece do que ser pego de surpresa por uma crise.É uma boa ideia calcular quanto você precisa para permanecer operacional por um ano sem receita e começar a criar uma reserva. Obviamente, isso seria uma grande quantidade de dinheiro, então vá construindo-o lentamente. Deposite uma pequena quantia regularmente e estabeleça metas alcançáveis ​​para si mesmo. Um ano inteiro é seu objetivo, mas mesmo o equivalente a um mês de fundos pode ser a diferença entre a falência e a sobrevivência durante uma crise econômica.

Adote a agilidade como parte da cultura de sua pequena empresa

Se há algo que 2020 nos ensinou, é que estamos preparados para qualquer coisa. Proprietários de pequenas empresas, resistem, são resilientes e isso significa ter que lidar com trancos o tempo todo. Por isso, estar atento e ser capaz de reconduzir é muito importante. Cada processo da sua empresa pode ser melhorado. Dependendo do tranco vai exigir mais de um setor do que de outro, mesmo assim tenha em mente que fazer melhor e mais rápido vai facilitar seu crescimento.Prepare-se para os piores cenários, reveja seu plano de negócios e tenha uma previsão do tipo “e se” , onde todos os cenários são considerados em seu fluxo de caixa.Agilidade também significa adotar práticas que tornem seu negócio mais eficiente. Avalie os processos em que a automação pode economizar seu tempo, invista neles, pois eles continuarão a atendê-lo por muito tempo.

Diversifique os mercados que você atende

Se o seu mercado está em dificuldades, considere tentar outros. Por exemplo, você pode ter sucesso na próxima cidade mudando o foco das campanhas de marketing. Se o seu mercado for geograficamente amplo (por exemplo, pessoas que moram a até 30 km de distância da sua base comercial), pode ser melhor restringi-lo a regiões controláveis como condomínios por exemplo.

Automatize os processos de negócios que estão consumindo seu tempo

A pandemia impõe redução do deslocamento. Verifique em seus processos operacionais aqueles que podem ser melhorados, automatizados e se possível executados remotamente. Se você ainda utiliza planilhas para sua gestão financeira recomendo que invista em um sistema de gestão como Bling ou Conta Azul. Isso vai aliviar sua carga operacional, possibilitar o trabalho remoto além de agilizar outros processos, como fiscal e contábil.

Não cobre menos, ofereça mais

Todos sabemos que o mercado está recessivo, mas abaixar o preço sem uma boa coordenação na formação deles pode ser perigoso.  Revise seus custos fixos, redimensione as retiradas para sua realidade. Abaixar seu preço demais para fechar negócios compromete sua marca, serviço ou produto. Em vez disso, convença seu prospect de que você é a melhor opção, para isso derrote-os entregando mais, indo além do esperado. Inclua serviço, mix de produtos, mostre que possui maior conhecimento do produto/serviço.

Ouça

Existem pessoas inteligentes prontas para apoiá-lo. Esteja aberto para ouvir as outras pessoas como comerciantes, consultores, clientes e todos os envolvidos e interessados na empresa.  Ouvir seus conselhos, não custa nada e digo mais, fique atento porque as vezes o conselho não faz sentido naquele momento, mas pode fazer num futuro próximo.2020 ficou pra trás. Bora sacudir a poeira, levantar a cabeça e olhar bem longe, mirar alto pensar macro, abrir a mente para o sucesso e caminhar em marcha firme e segura pra frente.Seu número da sorte: Qualquer um, desde que seja positivo no caixa da sua empresa 🙂Use máscara, mantenha o distanciamento e evite aglomerações.