No E-commerce, antes de começar conheça seus concorrentes

Está planejando se lançar no mercado digital com uma loja virtual? Imagino que tenha conhecimento absoluto sobre seu produto ou serviço, até mesmo sobre seu mercado e seu cliente. Mas o que realmente se sabe sobre a concorrência?

Uma das melhores maneiras de entender completamente o seu mercado é dar uma boa olhada na concorrência. Em um primeiro momento pode parecer invasivo e talvez até desleal, mas não é. Quando me refiro a conhecer a concorrência é entender o que fazem e como fazem.

Mas me deixa falar um pouco sobre quem é seu concorrente na disputa de mercado. Tenho visto que alguns clientes confundem um pouco a relação entre sua empresa e outras do mesmo segmento. Para mercado, seu concorrente é aquela empresa que oferece solução correspondente a sua. Para produto a lógica é a mesma. Parece óbvio, mas já vi empresários “espionando” o concorrente errado. Então pra simplificar  seu concorrente é para quem perdeu a venda ou o negócio. Costumo brincar dizendo que uma operação comercial é como um Pokémon ela evolui em 4 possibilidades; O cliente compra; o clientes desiste de comprar; cliente adia a compra, o cliente compra no seu concorrente. No e-commercer, assim como na maioria dos negócios entender o que acontece é fundamental, em todos as quatro possibilidades. No caso da venda perdida para o concorrente você precisa saber o que fez seu cliente decidir por ele em vez de você.

  Pesquisar sobre seu concorrente é bem fácil por isso não desanime de “espionar” sua concorrência, assumindo que ela é grande de mais ou que exigirá de você muitos recursos. Analise o site sites, faça uma compra, acompanhe as postagens de mídias sociais e as campanhas de publicidade pagas no Google e no Youtube. Só assim saberá o que está enfrentado e terá uma ideia de como seu público reage ao seu concorrente. Você perceberá lacunas e com criatividade, trabalho e investimento conseguirá oferecer ao seu cliente uma experiência de compra melhor.

Portanto, faz todo sentido eleger seus principais concorrentes e acompanhar seus passos. Assim como um aprendiz aprende com um mentor, você certamente aprenderá com o que sua concorrência está ou não está fazendo. 

 

Fique de olho, sucesso e até a próxima