O que faz um consultor e-commerce?

Você está determinado a atingir seu mercado, vender, mas não está atingindo seus objetivos?Se a resposta for positiva, então é bom considerar contratar um consultor de ecommerce.A competição no meio digital só aumenta, em um ambiente cada vez mais completo e  competitivo as empresas estão disputando a atenção de seu público alvo. É por isso que você precisa promover de forma eficiente, para levar para sua loja virtual mais visitantes e por consequência obter mais clientes.Fico pensando nos empresários de pequenas e médias empresas que possuem uma rotina e que desempenham vários papéis dentro da empresa.Vou tentar mostrar como um consultor de ecommerce pode ajudá-lo a alcançar melhor seus clientes e ter melhores resultados.

O que é um consultor ecommerce?

 Um consultor de ecommerce é um consultor externo, independente e especializado em implantar o negócio ecommerce e para isso trabalha com canais de marketing (adequado ao seu negócio) para  aumentar as conversões de vendas.Os serviços de consultores de ecommerce variam de acordo com os objetivos. Alguns só lidarão com campanhas de marketing específicas. Outros irão planejar,orientar e supervisionar toda a sua estratégia de marketing do início ao fim.Independentemente do escopo dos serviços que você escolher, um consultor de ecommerce é responsável por garantir que as campanhas adequadas sejam publicadas para ajudá-lo a atingir seus objetivos.Além disso, um consultor de ecommerce pode escolher adequadamente os canais de marketing certos para usar com base em seu produto e público-alvo. Com isso, você consegue aumentar o reconhecimento de sua marca ou produto.Muitos dos principais consultores de ecommerce têm experiência em marketing, publicidade e análise de dados.Também são bons em formação de preço, desenvolvimento da DRE,  comunicação visual e logística. Eles também se mantêm atualizados sobre as tendências, ferramentas e práticas recomendadas de marketing online e o mais importante, estão familiarizados com comportamento do consumidor .  

Quando contratar um consultor de ecommerce é útil? Quando você não tem:

 
  • Conhecimento de marketing digital.
  • Compreender seu público alvo.
  • Recursos para se concentrar em iniciativas de marketing.
  • Capacidade para entender o comportamento do consumidor
O consultor ecommerce se vale de planejamento estratégico para as campanhas de marketing de conteúdo , rede social, email marketing por e mídia paga também conhecida como  Ads. O que um consultor de ecommerce faz?

1. Estratégia de Marketing

Uma estratégia de marketing serve como um roteiro para todas as campanhas que você lançará, garantindo o sucesso de sua empresa online.Definir as métricas e as metas para alcançar, seus recursos disponíveis, cronograma para análise e resultados e KPIs.
  • Planejar abordagem adequada para sua empresa com base em seu segmento, público-alvo e produto.
  • Identificar as prioridades da campanha (por exemplo, obter mais tráfego, gerar mais leads e aumentar as conversões).
  • Explorar canais e plataformas de marketing (por exemplo, Google Adwords, anúncios no Facebook e SEO).
  • Análise regular dos dados no Google Analytics 
  • Atualização de campanhas online 

2. Branding

 A marca vai além do seu logotipo, o consultor de ecommerce tem como objetivo melhorar a imagem geral da marca com campanhas de marketing online criativas que, com sorte, resultem efetivamente em conversões e leads.Para conseguir isso, você e seu consultor de ecommerce devem seguir e alinhar os pontos abaixo:
  • Objetivo da marca: conheça seus produtos e serviços como a palma da sua mão e o “porquê” por trás deles.
  • Público-alvo: conhecer bem seu cliente e compreender suas dores.
  • Concorrente e cenário de mercado: define o escopo dos participantes críticos em seu setor, identificando o que eles fazem de diferente e como direcionar sua abordagem.
  • O tom da comunicação: Crie coerência entre sua proposta de valor e sua comunicação.
  • Reconhecimento da marca: interaja digitalmente com seus clientes de várias maneiras e seja consistente e assíduo na comunicação. 

3. Planejamento de conteúdo

 Para começar, o consultor de ecommerce cria um calendário de conteúdo para documentar e orientar o planejamento e a estratégia para o marketing de conteúdo. Divulgação por Mídia Paga (PPC)Os consultores de ecommerce devem conhecer os diferentes formatos de anúncios tanto no Google Ads quanto nos canais de mídia social.

4. Análise e avaliação

 Ao revisar e analisar sua análise de dados, o consultor de ecommerce pode determinar quantitativamente os tipos de conteúdo e os tópicos específicos trarão tráfego de qualidade para sua loja virtual.O consultor de ecommerce trabalha com base nas análises de dados do GA para entender o comportamento e as preferências do seu público-alvo. Com o resultado das análises você pode usar para planejar as campanhas que vão promover relacionamentos confiáveis ​​entre sua marca ou produto e seus clientes.

NÃO é um compromisso de curto prazo

 O  projeto de ter um ecommerce pode levar um bom tempo para se ver resultados. São muitas as variáveis que levarão sua loja virtual a vender bem com lucratividade e regularidade. O trabalho está centrado na audiência e na conversão. Para isso é necessário contar um a otimização da plataforma, construção da marca que vai gerar o acesso direto, engajamento nas redes sociais, mídia paga e uma boa base de contatos para campanhas de e-mail.Normalmente, os acessos vindos das ações de SEO levam mais tempo para aparecer, principalmente se em comparação com as campanhas de Ads. Para campanhas orgânicas, os únicos investimentos são dedicação e tempo (e bastante).O meu trabalho como consultor ecommerce é compartilhar meu conhecimento para que meu cliente tenha uma negócio ecommerce bem estruturado com maiores chances de resultado reduzindo o tempo aprendizagem encurtando caminhos.