ROI OU ROAS, você sabe o que é?

Essa é para você que faz campanhas no Google Ads e fica se perguntando se realmente são lucrativas. Antes de mais nada, é importante que você tenha em mente que campanhas digitais tem entre outros objetivos o lucro. O que isso quer dizer exatamente? Bem, que o lucro de campanha é um conjunto de fatores que não estão necessariamente ligados ao sucesso da campanha. Oi? Como assim? Repare uma campanha de anúncios na rede de pesquisa ou na rede de display tem objetivos distintos uma vez que o público-alvo está em momentos diferentes. Na rede de pesquisa ele já está interessado na compra por isso está pesquisando. Já na rede de display você interrompe a navegação dele com uma banner um campanha de imagem. Percebe?  Então há de se esperar resultados diferentes.

O que oferece tempo ou dinheiro?

Isso mesmo que você ouviu, você tem mais tempo ou mais dinheiro para investir? A evolução das suas campanhas no Google Ads ou no Facebook/Instagram estão diretamente ligadas a sua capacidade de investimento. Isso porque se o investimento é baixo o tempo de retorno será alto. Então, de modo geral, o resultado está ligado a capacidade de investimento, parece óbvio, mas tenho muitos clientes inconformados com isso, até porque na maioria do casos o valor que eles disponibilizam para eles é alto. As agências precisam aprender a respeitar isso e a deixar claro a estratégia com o investimento disponibilizado. Mas vamos aos ROAS e ROI.

ROI

O ROI é uma abreviação do retorno do investimento, que denota a rentabilidade da sua campanha. O cálculo do ROI está focado na rentabilidade líquida do seu produto ou serviço, veja a fórmula: receita líquida / custo * 100%. Para chegar a receita líquida você precisa, antes, desdobrar os custos diretos, fixo, impostos e tudo que for correspondente a formação de preço até que você saiba a rentabilidade líquida.

ROAS?

O ROAS é mais simples, refere-se a porcentagem de retorno dos gastos com publicidade. A fórmula para calcular o ROAS é receita / custo * 100%. Falando em Google Ads, você pode verificar essa proporção assim:
  1. Escolha uma ação/campanha;
  2. Defina um recorte de tempo;
  3. Levante o resultado das vendas do produto correspondente a campanha;
  4. Levante os custo da campanha no recorte de tempo;
  5. Divida o valor das vendas pelo custo e multiplique por 100.
ROAS = receita / custo * 100%

Falando em números mágicos

Em se tratando de ROI, o percentual de 40% é o mais comum, já para ROAS 4:1 onde o faturamento é 4 vezes o valor do investimento.

Como executar uma campanha com base em dados de ROAS?

Preferimos não entrar nos detalhes de formação de preço de nossos clientes por isso de modo geral optamos por trabalhar com ROAS. Primeiro nosso cliente nos informa seus objetivos de vendas e com ele definimos as metas de vendas dos produtos mais importantes. Com esses dados, podemos estimar o ROAS mínimo, abaixo do qual a campanha não será lucrativa, bem como o ROAS ideal. Os dados ajustados aumentar a chance de sucesso da campanha. Além disso, com esses dados, podemos começar a otimizar a campanha levando em conta não apenas o CTR  e o custo do clique, mas também o valor do ticket médio de venda. Espero que agora a análise de sua campanha se torne ainda mais precisa e seus resultados sejam ainda melhores.Abraços e até a próxima