Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é um dos empreendimentos mais importantes que uma empresa pode realizar. No entanto, também é pouco valorizado pelas pequenas e médias empresas.

Você provavelmente está se perguntando: “Por onde devo começar? Como decido o que meu plano estratégico deve incluir? Quando os outros devem se envolver? ”

Os planos estratégicos costumam ser criados e depois esquecidos até o início do próximo ciclo de planejamento.

Esse é um dos motivos pelos quais a execução estratégica costuma demorar muito e custar mais do que o inicialmente previsto. Na verdade, apenas 8% dos líderes estratégicos relatam uma taxa de sucesso de 90% ou mais em iniciativas estratégicas de longo prazo.

Bem executado, um plano estratégico transforma a estratégia da empresa em iniciativas e ações específicas que fornecem um roteiro claro para executar a estratégia e atender às metas de negócios.

Usando ferramentas e modelos simples, os líderes funcionais podem mapear e comunicar suas prioridades em uma ou duas páginas e tornar mais fácil para todos entender por que e como executar o plano.

Estratégia ou plano estratégico?

É fácil confundir a essência da estratégia com um plano estratégico mais detalhado, especialmente quando as condições estão mudando rapidamente e o horizonte para mudanças é curto, mas a Tarefa nº 1 é saber a diferença e por que ela é importante.

A estratégia define a direção de longo prazo da empresa, articulando o que a empresa fará para competir e ter sucesso nos mercados escolhidos ou, para o setor público, o que a agência fará para cumprir sua missão.
Os planos estratégicos definem como a empresa realizará suas ambições de longo prazo. Os planos estratégicos funcionais definem o roteiro de iniciativas e o portfólio de investimentos necessários para atingir esses objetivos estratégicos. Nele, os líderes funcionais documentam as escolhas e ações necessárias para que a função cumpra sua contribuição para o modelo e as metas de negócios da empresa.
Os planos operacionais tratam da execução de projetos e mudanças específicas, bem como de quaisquer tarefas operacionais não contidas no plano estratégico.

Os principais elementos de um plano estratégico de sucesso incluem:

  • Missão e visão. A missão da organização articula suas razões de ser, e a visão mostra onde a organização espera estar. O plano estratégico, que liga os dois, deve ser adaptável o suficiente para responder se o contexto mudar durante a execução.
  • Premissas estratégicas. Para construir um plano estratégico de sucesso, a liderança deve buscar tendências e interrupções e avaliar seu impacto potencial nas metas da empresa.
  • Desenho do plano estratégico. Um projeto de planejamento estratégico rigoroso traduz com eficácia a estratégia em planos que podem e serão executados. Planos ruins levam a uma execução ruim.

Quais são os termos-chave do planejamento estratégico?

  • Missão: Objetivo da organização.
  • Visão: estado futuro desejado.
  • Objetivo: objetivo.
  • Objetivo: como atingir metas.
  • Plano de ação: o que é necessário para atingir os objetivos.
  • Medidas e métricas : acompanhe o progresso em direção às metas.

Como funciona o atendimento?

A pandemia aprovou o atendimento remoto, realizamos os encontros através do ZOOM. Para empresas  baseadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte – MG, podemos combinar encontros presenciais, principalmente quando o cliente contrata a mentoria em grupo para sua equipe.

Deixe uma resposta

WhatsApp