Upselling e cross-selling no E-commerce

Upselling e cross-selling são técnicas de vendas 

Que têm como objetivo aumentar o valor e a quantidade de vendas de um produto ou serviço. Se você tem um e-commerce, upselling e cross-selling são duas técnicas valiosas que podem melhorar seus resultados em venda.

 

Upselling consiste em oferecer ao cliente uma versão melhorada ou mais completa do produto que ele está interessado em adquirir. Por exemplo, se um cliente está procurando por um celular, a loja pode oferecer um modelo mais avançado com mais recursos e funcionalidades.

 

Já o cross-selling consiste em oferecer ao cliente produtos complementares ou relacionados ao produto que ele está interessado em comprar. Por exemplo, se um cliente está comprando um celular, o vendedor pode oferecer uma capa de proteção, um fone de ouvido ou um carregador.

 

Ambas as técnicas se concentram em vender mais produtos para um mesmo visitante da sua loja virtual. A maioria das vezes,  entraram na sua loja já sabendo o que iam comprar até que você propusesse uma nova possibilidade, portanto, confiam em você e estão abertos para ouvir suas recomendações. 

Como aplicar no e-commerce?

  • Promova os produtos mais populares ou mais vendidos, dando-lhes um lugar de destaque (como a página inicial).
  • Dê mais destaque aos produtos que você deseja vender mais. Eles são comumente colocados nas páginas de promoções, nos Mais Vendidos, Mais Vistos.
  • Certifique-se de que o preço do produto upsell não seja 25% a mais do que o produto original, uma diferença maior pode afastar o cliente da decisão de compra.

Para vendas cruzadas (cross-selling), você pode pré-selecionar os produtos e combiná-los com aqueles que fazem sentido, por exemplo quem comprou tênis de corrida está propenso a levar meias. Em algumas plataformas o módulo tem o nome de Compre Junto.

 

Ambas as técnicas são eficazes porque aproveitam o interesse inicial do cliente em um produto para apresentar outras opções que possam ser do seu interesse, aumentando assim a receita da empresa e melhorando a experiência de compra do cliente. No entanto, é importante lembrar que essas técnicas devem ser usadas com moderação e sempre com o objetivo de oferecer produtos e serviços relevantes e de qualidade ao cliente.

 

Resumindo, ajude os clientes na tomada de decisão na hora de comprar produtos do seu site. Não espere que eles gastem tempo pesquisando em seu site produtos semelhantes que lhe renderão mais dinheiro. Em vez disso, oriente seus clientes em sua experiência de compra com recomendações de produtos relevantes.

Abraços e até a próxima 🙂