5 MITOS SOBRE E-COMMERCE

Cuidado com estes 5 mitos no e-commerce

Todo mundo sabe que o e-commerce está em pleno crescimento. No entanto, para empresas e pessoas que estão planejando iniciar suas vendas online descobrir como selecionar todas as informações, dicas ou conselhos é um verdadeiro desafio.

Parece que todo mundo tem uma opinião sobre como vender online.

Não sou muito fã de clichês, mas tem um que até concordo: “Mesmo nos melhores momentos do seu negócio, você ainda estará trabalhando para crescer e lutando para se manter no mercado”. É só os exemplos clássicos da Kodak, Polaroid blockbuster ou Atari.
Se está planejando montar seu e-commerce saiba que atualização e estudo são constantes, se não fizer corre o risco de virar história de bar do tipo, eu já tive um e-commerce que vendia bem, mas aí.. bla bla bla. Vender online ainda é um território sem lei, as oportunidades são muitas e certamente os profissionais do varejo online vão prosperar e vou trabalhar para você ser um deles.
Então, pensando no e-commerce, separei 5 dos maiores equívocos que podem tirar você do seu direcionamento, e isso não podemos deixar acontecer.

Assim que estiver pronto, o dinheiro simplesmente começa entrar

Oh dó…Embora seja relativamente fácil colocar seus itens online , vender é bem mais complexo. Você não acredita que 100% dos vendedores na Amazon estão vendendo bem, acredita? Para que as vendas venham muita coisa tem que ser feita e bem feita, além de ter os produtos disponíveis para venda:

  • Conheça seus concorrentes no meio digital;
  • Considere a otimização da sua loja;
  • Planeje seu e-commerce pensando no LTV do seu cliente;
  • Tenha ferramentas eficazes que alavanque suas vendas;
  • Fique atento com chargeback;
  • Análise dos dados do Google Analytics e procure identificar problemas e oportunidades;
  • Garanta ao seu cliente o melhor atendimento possível.

Acompanhe de perto as campanhas de divulgação e considere o investimento em mídia paga. Para que tudo isso aconteça, você precisará de uma pessoa dedicada, não dá pra pensar em ter um e-commerce sem gestão comercial ativa e dedicada.

Se você é lojista, dono de empresa, saiba que vai precisar da ajuda de um profissional comprometido com a venda.

A venda virá, mas antes trabalho e dedicação.

O comércio eletrônico é uma renda passiva
Até queixas de meus clientes já recebi, do tipo “ nunca trabalhei tanto….
O comércio eletrônico não é para preguiçosos ou procrastinadores. O varejo online não é para fracos, rsrsrs. Na verdade toda venda online é muito trabalhosa, talvez os infoprodutos sejam menos operacionais digamos assim.

Mas vender produtos em um e-commerce, seja você um revendedor ou uma indústria, não será simples. Pode perguntar por aí, pra começar vale lembrar que a loja online fica aberta 24 x 7.
Não há nada de passivo, tudo é muito ativo.

Posso vender qualquer coisa online – Um do 5 mitos sobre e-commerce

Há quem diga que sim e talvez você consiga vender qualquer coisa pelo menos uma vez. Mas daí fazer um negócio na internet é bem diferente. Como por exemplo, vender um pé de coturno furado. Mas construir um negócio vendendo esse produto não me parece esperto.

Antes de se aventurar na venda pela internet faça um favor a si mesmo,

Pesquise a fundo sobre o produto ou linha de produtos que pretende oferecer.

Avalie todas as variáveis ​​necessárias e considere todos os tipos de custos: produção do produto (ou licenciamento), custos de embalagem, custos de frete para receber, custos de envio, custos de devolução, marketing, publicidade, produção de conteúdo (porque a publicidade sozinha não gera tráfego real, o conteúdo sim), custos de armazenamento, aluguel, taxas, plataforma, manutenção, e muitos mais.

Na verdade, essa etapa dá mais trabalho do que é complicado.

Outra coisa importante, não aceite uma visão ampla do preço de venda, do tipo comprei por tanto e vou vender com 200% de lucro. Recomendo que faça um cálculo preciso ao nível de centavos. Se for necessário procure ajuda, monte uma planilha de preço e somente depois que tiver controle de todos os percentuais que que participam da formação de preço, volte para venda. Lembre-se : Margem é tudo.

Quanto mais SKUs = Mais Vendas

Na maioria dos casos não. Faça uma pré-seleção baseada nos seu público, na região que pretende, inicialmente, atuar. Tenho clientes do varejo com três mil , cinco mil ou até mais de dez mil Skus e não recomendo, de forma nenhuma, iniciar com todos os produtos.

Se você investir seu tempo e dinheiro em campanhas de mídia paga com produtos errados todo o seu planejamento será prejudicado. Para a seleção dos produtos tenha em mente:

  • Boa demanda para compra online;
  • Bom valor agregado;
  • Logística facilitada;
  • Fácil armazenagem;
  • Que agregue valor – Boa margem de venda;
  • Possibilita boas campanhas de descontos e promoção;
  • Que possibilitem recompra (Ótimo LTV do clientes).

Caso tenha um grande número de itens para comercializar e pretenda que todos ou pelo menos a maioria deles estejam na loja, planeje a publicação por etapas.

Iniciando com os itens com maior potencial para venda online. Aguarde um tempo, aprenda o processo e repita o movimento com um próximo segmento de produtos. A cada nova publicação você terá mais experiência e será mais eficiente, até que conclua a publicação de todos os produtos que fazem sentido online.

Publicar os produtos na loja é difícil

Não pode ser tão difícil assim, a maioria das plataformas são bem intuitivas e depois tem a possibilidade de integração com o seu ERP. Difícil é tomar sopa de garfo e por enquanto levar pessoas para morar em Marte. Publicar produtos é trabalhoso, mas não é difícil .
Se você não está disposto a investir tempo para colocar seus produtos online, eu entendo. Não é preciso talento para fazer isso, apenas atenção e critério, por isso é relativamente em conta contratar uma pessoa para lhe ajudar quando desta etapa. A parte difícil vem com a loja publicada.

Fala verdade, precisa de ajuda?

Se você está procurando ajuda para o seu comércio eletrônico pode contar comigo e com todo o time do Nautilos. Queremos lhe ajudar com uma das muitas opções de nossos serviços. Sabemos como pode ser difícil descobrir qual é o caminho certo a seguir. Já vencemos esta etapa com outros clientes e estamos convencidos de que nosso formato de trabalho é eficaz, por isso queremos ajudar você a encontrar o seu melhor caminho para o crescimento.
Que tal 20 minutos para discutir como podemos ajudá-lo a expandir seus negócios?