Loja virtual, por onde começar ?

O foco da otimização é direcionar o tráfego de pesquisa orgânica para sua loja virtual por meio de cliques que podem vir do resultado em lista de texto, imagem e até vídeos. Ao contrário dos anúncios pagos, que geralmente aparecem na parte superior do Google o tráfego orgânico é totalmente gratuito, o que faz do SEO um investimento que realmente vale a pena. Mas devemos considerar o tempo de retorno e o valor do investimento nos profissionais ou agência que fará o serviço.  Por que digo isso? Veja, algumas lojas vendem produtos importados que saem rapidamente do portfólio de produtos, por vezes o tempo de permanência na loja online é menor do que o tempo necessário para o resultado da otimização da  página, então fique atento com a Otimização do seu produto, talvez otimizar a categoria ou linha seja mais interessante.

Pensando nas empresas que estão indo para o e-commerce, mas já possuem loja física, alguns, até, já há muito tempo e desejam aumentar as vendas a partir do digital, eu reforço que é importante entender que uma loja virtual é um negócio e não uma extensão do seu negócio. Quero dizer com isso, que ter uma loja virtual exige muito mais trabalho e dedicação do que geralmente se imagina. Contrariando a imagem romanceada do sucesso, gerir um negócio digital, principalmente uma loja virtual exige foco, renovação de conhecimento, investimento, empreendedorismo e paciência.

Então pra você que está definitivamente decidido, ou decidida a ter seu próprio negócio digital vamos considerar alguns pouco pontos. Antes de pensar em contratar uma plataforma, que aparenta ser o primeiro passo vamos ter certeza sobre o seguinte:

  1. Conheço meu público alvo – Ex: já vende pelo instagram ou rede social
  2. Meu produto está validado, aprovado em todos os pontos, ele pode ser conhecido ou se original deve ser aprovado
  3. Meu preço. Tenho um bom markup  . 
  4. Logística : A forma de entrega não é problema  o produto tem valor agregado viável.

 

Embora a maioria das plataformas de sites de hoje (como o Nuvem Shop, Loja Integrada, WooCommerce ou o Shopify) sejam “pré-otimizadas”, ainda há o que fazer na loja virtual e tudo começa com suas palavras-chave.

Palavras-chave são tipo a base,a fundação da construção da otimização de sites e lojas virtuais. Estes são os termos que representam seus produtos, aqueles que você deseja que seja  encontrado por seu prospect quando realizar uma pesquisa no Google. Antes de passar por qualquer tipo de otimização de site, você deve primeiro identificar sua lista de palavras-chave.