O seu site no celular

Finalmente o ano do celular. Nos últimos anos as tecnologias de acessos a internet chegaram aos aparelhos móveis, isto é, tabletes e celulares. Com isso, um numero cada vez maior de pessoas acessam páginas na internet a partir de seus aparelhos. Essa verdadeira avalanches de pessoas que estão navegando por celulares e tabletes podem ser identificadas através do Google Analytics instalado em seu site. Quero dizer com isso, que você já deve se preocupar em saber se existe um percentual significativo de visitantes que chegam ao seu site através de aparelhos móveis. Por que? Se o seu site não estiver preparado para facilitar a navegação desse visitante ele certamente vai sair de seu site e vai navegar no site do seu concorrente. Além de perder um potencial cliente faz crescer sua taxa de rejeição.

O Google no final do ano passado anunciou que em 2015, este ano, voltaria seus olhos para os sites que valorizassem a navegação em móveis e criou um rótulo para esses sites. Quando se faz uma busca no Google a partir de um celular, por exemplo, o site que está preparado para este tipo de navegação aparece no resultado com a informação: Para mobile , por isso valorizar a experiência do usuário deve ser sua meta. Se um usuário visita um site que não está preparado para o dispositivo que ele está usando ele vai acabar deixando o site. Por outro lado, se ele encontra o site de fácil navegação e adequado vai permanecer por mais tempo, o que aumenta a probabilidade de conversão.

Outra coisa importante, é que recentemente o Google anunciou que os sites que são otimizados para uso móvel receberão uma pontuação extra para o resultado da classificação. Isso foi “agendado” para acontecer a partir de 21 de abril último. Não quer dizer que quem não fez não tenha mais chance, é claro que ainda há tempo para preparar seu site.

O que pode ser feito e o como devo fazer isso?

Você deve estar se perguntando. Recomendamos que procure um designer e um bom desenvolvedor para aplicar corretamente o dimensionamento dos textos, imagens e o conteúdo em geral. Seu usuário não deve por os dedinhos na tela do celular para ampliá-la, ok?

A esse tipo de recursos chamamos de design responsivo. Seu site deve responder a diferentes tamanhos de telas sem perder a qualidade da navegação, obviamente para diferentes dispositivos. Por isso é importante que tenha acesso a um profissional capacitado para lhe ajudar.

Se você precisar de mais alguma informação ou queira tirar alguma dúvida, pode entrar em contato conosco.

Abraços.